Dentre as muitas perguntas que recebo no @miss.parquet, sem dúvida, uma se destaca. Sendo assim, resolvi fazer um post e responder de uma única vez, daí fica tudo registrado aqui, à disposição de vocês sempre que quiserem tirar alguma dúvida. Lembrando que o espaço para comentários, tanto aqui no blog quanto no Instagram, está aberto para vocês!
Então vamos para a famosa pergunta.
Quando e como começar a estudar?
Vamos por partes... primeiro começaremos pelo quando e, em seguida, falaremos sobre como estudar.
Se desse pra começar a estudar ontem, eu diria para você fazer isso mas não dá (infelizmente). O que dá é para começar HOJE e então essa é a resposta mais acertada para essa pergunta. Ah, Parquet, então nem vou terminar de ler esse post e já vou ali estudar. Eiiiii! Calma aí, tem um porém... começar o quanto antes é importante mas começar com planejamento é mais importante ainda. Então, comece o quanto antes, mas não esqueça de planejar essa jornada!
Sabe aquela frase: “Pra quem não sabe aonde quer ir, qualquer direção serve”?! Pois é, não adianta você ter a melhor das intenções, uma vontade imbatível de estudar, se não sabe para onde direcionar todo esse empenho.
E então chegamos ao como estudar!
Foque! Tenha um objetivo em mente, seja Enem, OAB, Concursos, Pós-Graduação... enfim, o que importa é saber qual o propósito de todo esse empenho. No caso dos concursos, não adianta atirar para todos os lados, querendo fazer todas as provas que aparecerem na sua frente, isso é desperdício de energia e de “munição”! Cada certame traz em seu edital especificidades e detalhes únicos e estudar para todos ao mesmo tempo é garantia de que, no fim, você não consiga estudar direito para nenhum deles. Mas observe, isso não significa que você deva fechar os olhos para qualquer outra carreira. Não é bem assim... Nada impede que você estude para concursos desde que sejam afins, ou seja, matérias similares. Oportunidade não se deixa passar, não é mesmo?!
Planeje-se! Depois do objetivo definido, saiba o que você pode fazer para chegar mais rápido no seu alvo. Veja bem, não se trata de atalhos mas sim de usar as ferramentas certas para fazer as coisas acontecerem. Organização e metas reais e bem definidas serão suas aliadas nesse trajeto. Um cronograma de estudo bem montado pode fazer maravilhas por você. Acredite!
Escolha bons materiais! Você gosta de estudar por livros, prefere vídeo aulas ou é fã de PDF? Na verdade, isso vai ficar ao seu critério desde que você adote boas fontes. Materiais confiáveis são tão importantes quanto um bom planejamento! Outro ponto que merece atenção é: não fique trocando de materiais todo tempo, seja fiel às suas escolhas. Ficar pulando de galho em galho não vai ajudar em nada, pois cada material tem uma metodologia diferente, o que vai necessitar de você uma constante adaptação e isso vai tomar um tempo precioso seu! Atenção: Se você começou a perceber que o material que você está usando já não mais supre as suas necessidades, que ele já não acrescenta mais, por já estar abaixo das suas capacidades, aí sim é mais que aconselhável a troca por um mais completo que que faça você subir mais um degrau
Desafie-se! Estudar é muito mais que apenas ler, então, nada de ficar na zona de conforto da leiturinha. Desafie-se constantemente através de questões e simulados. Tem medo de errar? Não tenha! É melhor errar enquanto está estudando do que errar na hora da prova, não é mesmo?!
Revise! Você já tem um foco, já montou seu cronograma de estudo e já faz questões regularmente. Seria o suficiente? Não mesmo!!! Você precisa manter os conteúdos frescos na memória e a melhor forma de fazer isso é revisando. Você pode revisar de diversas formas, através de resumos, mapas mentais, ensinando outra pessoa. Cada uma dessas opções é super válida e este tópico, revisões, merece ser abordado mais profundamente, mas isso vamos deixar para um futuro post.
Agora que você já sabe que estudar não é só sentar e ler, que vai muito além disso, envolvendo vários pontos, já pode colocar a mão na massa e começar a estudar!
Comments