Então você encontrou a hora e o lugar perfeito e está pronto para finalmente estudar. Agora é só você, seu laptop, seus livros, suas anotações e seus marcadores. Depois de cinco minutos lendo seu livro, você começa a dispersar e pensar em coisas que não tem absolutamente nada a ver com o que está estudando. Você vai no Tumblr e começa a olhar fotos fofas, gifs e lá se passou meia hora. Então você se depara com uma decoração de quarto DIY no Pinterest e passa outra meia hora olhando para elas. Daí você começa a pensar em seu próprio quarto e imagina a reorganização dos móveis e do seu armário. Você, por mera curiosidade, olha no relógio e pasmo percebe que já são 2 da manhã, o cansaço chegou e você não fez nada, você então promete a si mesmo que acordará cedo para terminar o resto de seus estudos (e todos sabemos como essa história termina). Parece familiar???
Eu passei por este ciclo nos primeiros dois meses quando comecei o meu primeiro semestre da faculdade. Minhas notas quase despencaram e eu desesperei, então decidi que deixaria esses dias para trás e começaria a controlar meus hábitos de estudo seguindo alguns truques simples (7 ao todo) para aumentar meu foco. Mas de antemão preciso dizer que cada pessoa é diferente da outra, então talvez nem todos os 7 truques irão ajudá-lo, mas teste alguns e veja qual de fato vai ajudá-lo a manter o foco!
1. Coloque o telefone fora de vista
Meu celular era a minha maior distração. Mesmo quando o colocava no modo silencioso, eu ainda o pegava a cada cinco minutos para verificar se tinha alguma notificação ou simplesmente ficava zanzando pelas redes sociais. Daí comecei a perceber que as únicas vezes que eu ficava 100% focada no meu estudo eram quando meu telefone estava carregando em outro cômodo, bem longe das minhas mãos, ou até quando eu não olhava aquela famosa luzinha das notificações piscando. Quando isso acontecia, minha mente mudava o foco do meu telefone para minhas anotações, como se fosse por “encanto”. Nem é difícil saber o que eu fiz... deixei meu telefone fora de vista, porque a expressão "o que os olhos não vêem, o coração não sente" nunca fez tanto sentido! Hahahaha. Mas tem um porém...muitas vezes, durante os estudos, fazemos uso de algumas funcionalidades do bendito celular, não é mesmo?! Pois é, isso acontece comigo. Como resistir a essa proximidade? Então, no meu caso, o que mais me dispersava era ver que haviam novas notificações...ahhhhh, a mão coçava para pegar o celular. O que eu fiz para contornar essa situação foi, para alguns uma atitude bem radical, mas já digo que foi minha salvação e confesso que não sei como passei tanto tempo sem ter feito isso. Mas o que foi que você fez, Parquet?? Desativei as notificações de TODAS as minhas redes sociais e APP de conversa. Simmmm, isso mesmo, não chega mais nenhuma notificação para me atrapalhar e isso foi libertador, pessoal...de verdade! Hoje em dia, alguns antivírus já disponibilizam essa função mas se o seu não possuir essa função, não fica triste pois dá pra fazer isso manualmente no diretório do APP. Mas não vou entrar nesses detalhes, não pois não sou da área mas é fácil, tenho certeza que você vai conseguir!
2. Use um temporizador
Isso é muito útil para estudantes que estudam em um notebook ou tablet e costumam se distrair entrando no YouTube, Facebook, Instagram, etc. Usando esse método, eu consigo terminar minhas tarefas cerca de 2 horas mais cedo do que antes! Abra o relógio do seu dispositivo ou o aplicativo / programa do timer e defina o cronômetro para o tempo que você acredita ser uma boa quantia para estudar para uma determinada matéria. Assim que você iniciar o cronômetro, não será possível alterá-lo. Deixe o temporizador aberto e visível enquanto você estuda. Isso ajuda a minimizar as distrações, lembrando-se de que você tem apenas X minutos para terminar seus estudos, por isso não é uma boa ideia gastar 20 deles no Facebook. Tente estudar tudo antes que o tempo acabe. Quando o tempo acabar, você terá que passar para o material da próxima matéria, mesmo que não tenha terminado a anterior. Quando você tiver terminado com todas as matérias do ciclo, volte para as que você não terminou e repita. Mais para frente vou falar sobre o método que uso, o Pomodoro.
3. Mantenha-se alerta
Às vezes, perdemos o foco simplesmente porque o material nos aborrece ou estamos cansados demais para prestar atenção no que estamos estudando. Mantenha-se alerta comendo um lanche (granola, frutas ou nozes), tirando um cochilo (não mais do que 45 minutos), tomando uma xícara de café ou até se exercitando. Se esses métodos não funcionarem, use o método antiquado de jogar água fria no rosto! Mas alerto, se o cansaço persistir mesmo depois de todas as tentativas de se manter alerta, não tente mais nada, pare, descanse de verdade, seu corpo está pedindo uma pausa e isso é necessário até mesmo para um melhor rendimento. Em um outro momento, já descansado, volte e retome de onde parou.
4. Use recompensas
Só você sabe a melhor maneira de se recompensar. Seja sorvete, festas ou ir ao cinema com seus amigos, faça disso uma recompensa por terminar seu estudo. Uma boa ideia é criar uma recompensa que já esteja disponível para você antes de começar a estudar, algo que está "ao alcance". Por exemplo, eu amo chocolate. Montei então um estoque e o guardei no meu quarto, mas só me permito comer um pouco depois de terminar minhas tarefas. Sabendo que os chocolates estarão lá, esperando por mim, eu fico bem mais disposta a ficar focada no que tenho que estudar. Parece bobo mas realmente funciona!
5. Dividir para conquistar
Não tente estudar tudo de uma única matéria de uma só vez. Alterne as matérias, divida em segmentos, com intervalos curtos de 15 minutos entre eles. Use esses 15 minutos por exemplo, para tirar uma soneca (mas veja bem, soneca...não é pra hibernar), verifique seu telefone, leia seu livro favorito ou até mesmo faça uma caminhada. Ao fazer isso, você evita o esgotamento e refresca sua mente para que ela possa permanecer no caminho certo quando voltar ao trabalho. Também é um bom momento para se recompensar caso você tenha definido pequenas metas de estudo para serem concluídas antes de cada intervalo!
6. Não estude com amigos
Depois de encontrar seu local de estudo perfeito, tente evitar convidar amigos para estudar com você lá. Quando tentei estudar com amigos, achei que seria produtivo com o dobro ou o triplo do poder do cérebro, mas a sessão de estudo acabou por se transformar em uma sessão de bate-papo, fazíamos tudo menos estudar...infelizmente é verídico. Ao invés disso, estude sozinho e, aí sim, encontre-se com os amigos para testar um ao outro sobre o que estudaram. Testar seu conhecimento antes de uma prova lhe dará um aumento de memória perceptível, e seus amigos conseguirão testá-lo de uma maneira que você pode não ter pensado! Este método definitivamente me ajudou várias vezes.
7. Música para focar?
SIMMM! A música para focar é essencialmente música de fundo e esta música não deve distrair você, ela não deve possuir letra. Atenção! Isso pode não funcionar para todos, mas funciona para mim porque, quando estudo em completo silêncio, começo a pensar em outras coisas além daquilo que estou estudando, disperso totalmente. Você pode ouvir música de ondas alfa, estas músicas são projetadas para nos manter concentrados e aumentar o poder do cérebro, ou você pode ouvir outros tipos! Eu ouço uma lista de reprodução de músicas clássicas no YouTube quando estudo. Isso realmente intensifica minha concentração e de fato me ajuda!
Bem, espero que alguns desses truques, se não todos, os ajudem enquanto estudam e, eventualmente, melhorem seu rendimento!
E vocês, possuem algum truque para se manter focado? Compartilhem comigo, vou adorar saber!
Comments