Como criar um planejamento de estudo que realmente funcione
- Miss Parquet
- 24 de jun. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 1 de ago. de 2019
Criar um plano de estudo pode ser difícil. Criar um plano de estudo funcional, é mais difícil ainda.
Eu admito, por um breve espaço de tempo, ainda na escola, eu não me importava com cronogramas de estudo, porque eu simplesmente não conseguia seguí-los a risca. Eu acabava adiando ou atrasando minhas atividades e então a agenda estava completamente arruinada pra mim. Felizmente, descobri as maravilhas de um um plano de estudo realista e consegui fazer com que todo o planejamento funcionasse para mim de uma vez por todas. Por isso, resolvi compartilhar com vocês minhas dicas e truques para criar um cronograma de estudos que você realmente cumprirá.

HÁ QUATRO COISAS QUE VOCÊ PRECISA LEMBRAR AO CRIAR UM PROGRAMA DE ESTUDO:
Seja realista. O erro número um que as pessoas cometem ao fazer um cronograma de estudo é não ser realmente honesto consigo mesmo. Agendamento de longos períodos de estudo após um exaustivo dia de aulas não é realista; você provavelmente estará cansado, esgotado e com a mente esgotada. Em vez disso, saiba a melhor maneira de trabalhar a seu favor, não se sobrecarregue para aprofundar uma matéria e seja honesto consigo mesmo. Você realmente gastará um sábado inteiro para estudar para uma prova ou é mais provável que você procrastine a manhã inteira e depois diga "estraguei tudo" e jogue seu planejamento de estudo diretamente nas profundezas escuras do fracasso?
Dê tempo para pausas. Muitas pessoas não levam em consideração o tempo de intervalo ao fazer uma planejamento de estudos. Muitas pessoas também consideram coisas como o tempo de viagem entre a escola e a casa ou a hora do jantar como uma pausa, o que eu pessoalmente não concordo. Você precisa de cerca de 15 minutos a cada hora para fazer algo divertido ou algo completamente sem relação com os estudos. Dessa forma, você focará mais facilmente na tarefa quando precisar e, cumprindo sua programação, se sentirá ainda mais motivado.
Um cronograma rigoroso não funcionará por um período ou semestre inteiro. Planejar um cronograma e esperar que ele funcione por cerca de doze semanas não vai funcionar. Cada semana será diferente e terá tarefas e necessidades diferentes. As cargas de estudo mudam de pessoa para pessoa, o número de horas que você precisa dedicar a determinados assuntos também mudará. É muito mais provável que você consiga manter um cronograma se este for flexível e isso certamente significa ter que revisá-lo a cada uma ou duas semanas e alterar as coisas de acordo com suas necessidades.
Que tal organizar sua agenda agora? Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso - hora a hora, lista de tarefas a serem realizadas durante o dia ou até mesmo um cronograma rigoroso inspirado no Método Pomodoro. Pessoalmente, aprendi que o uso de um cronograma rigoroso não funciona para mim. Por isso prefiro que as tarefas sejam planejadas diária ou semanalmente.

COMO EU CRIO O MEU PROGRAMA DE ESTUDO:
1.Liste todos os tópicos. Sob cada tópico, escrevo tarefas que preciso completar. Talvez sejam capítulos para ler, páginas para revisar, exercícios que eu preciso fazer ou tarefas / redações que eu preciso redigir. Eu listo tudo isso, então posso ter uma visão clara de quanto trabalho eu preciso fazer durante a semana e posso ver, aproximadamente, quanto tempo dedicar a cada assunto.
2.Organize as tarefas por importância. Se elas possuem um alto grau de importância, ganham automaticamente prioridade. Se o conteúdo é mais difícil de entender ou é algo que eu sei que vou ter que me esforçar um pouco mais, eu também a listo como importante. Dessa forma, posso garantir que essas tarefas sejam concluídas com folga.
3.Dê atenção para assuntos extracurriculares, planos pessoais, aulas e palestras e outras coisas que tenho para a semana seguinte. Se tenho um dia particularmente atarefado, tento evitar programar muito estudo para esse dia, afinal, temos que ser realistas. Eu tenho plena consciência de que não vou conseguir estudar estando cansada. Simples assim.
4.Comece a agendar tarefas para cada dia. Quando estou fazendo isso, gosto de pensar quanto tempo uma tarefa em particular poderia levar, então, separando um tempo para cada uma delas eu não me sobrecarrego. Também dedico um tempo para uma variedade de pequenas tarefas e assuntos no dia (a menos que exista uma única grande tarefa que precise ser resolvida), pois isso significa que é menos provável que eu fique entediado e procrastine. Outra boa dica para isso é tentar agrupar várias tarefas simples com as quais você não está ansioso e nem preocupado. Ao concluir primeiramente as tarefas simples, você sentirá uma enorme sensação de produtividade e mais motivado a continuar, tornando a tarefa não tão divertida um pouco mais fácil de começar.
5.Agende algumas horas da semana para encaixar tarefas que você esqueceu de programar ou compromissos de última hora. Muitas vezes você verá que terá que adicionar trabalhos de turma ou algo que não esperava acontecer. Isso dará a você um pouco mais de liberdade em manejar seus compromissos sem estragar todo o seu planejamento anteriormente traçado.

Aderir ao seu novo horário de estudo é surpreendentemente simples. Tudo o que você precisa fazer é seguir as dicas acima e revisar seu cronograma com frequência para ter certeza de que está funcionando (e se não for, fazer as alterações necessárias!). Mas lembre-se, você está tentando definir uma rotina e isso leva algum tempo. Além disso, tenha em mente que este é o seu horário de estudo. Você pode mudar o que quiser quando quiser. Apenas certifique-se de que o planejamento esteja dando certo e de que você esteja conseguindo ter um bom aproveitamento!





Comentários