Estudar lei seca nunca foi uma das melhores tarefas a ser cumprida...mas também não precisa ser a pior. Acredito que com constância, uma certa dose de planejamento e os passos certos, a gente chega lá!
Tenha a lei em mãos
Não sei quanto à vocês, mas eu simplesmente não consigo estudar pelo computador. Ainda tento vencer essa barreira...mas enfim, isso não será um empecilho aqui. Se você consegue estudar pelo PC, pra começar seus estudos, tenha a lei na tela! Se não, imprima as leis necessárias!
Caso ache necessário ou prefira, compre um vade mecum. Eu uso o da Saraiva pois considero o que melhor se adequa às minhas necessidades, tem um bom espaçamento e o tamanho das letras é satisfatório, sem contar que é bem atualizado.
Se precisar de leis específicas que não estejam no vade, recomendo que as imprima em uma letra pequena e além disso, imprima duas folhas por página. Encaderne as leis, de forma que elas possam durar mais tempo, e assim poder fazer lembretes fixos nelas. Acredite, será um facilitador!
Não saia riscando tudo!
Não tem como você saber o que é realmente importante destacar se não fez ao menos uma leitura prévia, “de reconhecimento”, concorda? Ainda mais se você nunca teve contato com a lei que vai estudar. Acredite, quando fazemos uma primeira leitura, de qualquer que seja a matéria, tudo vai parecer importante! Daí a necessidade de fazermos mais de uma leitura antes de começarmos a eleger qualquer informação como importante.
Portanto, nada de sublinhar e muito menos grifar antes de dar uma lida na lei e também dar uma olhadinha nas questões de concurso que versarem sobre ela. Assim, você saberá o que é importante marcar.
Pense como o examinador
Não sei vocês, mas eu já tive que estudar algumas leis que, confesso, não sabia nem que rumo tomar. Se você ainda não passou por isso, não se preocupe, vai passar, rss. Mas voltando ao mato sem cachorro...quando me vi nessa situação, depois de ler, de olhar as questões e de realmente concluir que não sabia como prosseguir, me vi forçada a pensar fora da caixa e sendo assim, nada mais pertinente do que pensar como os examinadores: se eu fosse examinador, como eu cobraria essa lei em uma prova? Como eu tentaria confundir os candidatos?
Mantenha o foco nos prazos, muita atenção quando encontrar palavras como "indispensável", não deixe as exceções de lado, e guarde muito bem alguns conceitos. Pode ter certeza que ao ter mais intimidade com a lei e resolvendo questões você vai pegando o jeito.
Leia em voz alta
Acredito que você ainda deva ser da opinião que estudar lei seca é chato. Eu não a(o) culpo, afinal quando estamos perdidos em um assunto e sem conseguir compreendê-lo, acabamos desenvolvendo um certo ranço. Mas acredite, ao passo que você for aplicando essas técnicas, esse quadro vai mudar. Então, aqui vai mais uma...leia em em voz alta, leia na frente do espelho ou fale os artigos para algum conhecido (vale mãe, pai, namorado(a), amigos...), vai ajudar muito. E não se preocupe, para realizar esse passo, você não precisa ter a lei decorada na ponta da língua, pode apenas ler, o efeito será o mesmo...a compreensão da lei. Ah, tenha como aliado também, o hábito de fazer flashcards sobre prazos e competências, é de grande valia!
Resolva questões (inúmeras)
Já ouviu falar que a gente aprende errando?! Pois é...é a mais pura verdade!!! Mas vamos combinar, é preferível errar enquanto ainda estamos nesse processo de aprendizagem, e não na hora da prova, certo?! Resolver questões é fundamental para memorizar a matéria (seja ela qual for, não só leis...leve essa dica para a vida!), sempre confira os comentários das questões, eles geralmente trazem algumas dicas, como, por exemplo, memorizar através de mnemônicos. Conforme você avance nas questões, anote ao lado de cada artigo quantas vezes ele foi citado, dessa forma você saberá quais artigos são mais relevantes e portanto têm mais chances de cair na prova.
Bem, essas são as técnicas que eu faço uso para melhorar meu desempenho no estudo da lei seca. Estudo esse que por vezes, eu sei, pode se tornar exaustivo, se não tivermos um ponto de partida, um planejamento de como executá-lo.
Mas agora, você tem um norte e tem tudo para dar certo!
Comments